terça-feira, 22 de agosto de 2017

Vanessa Quevedo

Vanessa Quevedo RU: 1200673

PROFESSOR E ALUNO CRIAM TECNOLOGIA PARA
ACESSIBILIDADE

Fonte: Informe - Encontro Dosvox 2016

De acordo com o Censo 2015 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais de 6,2%dos brasileiros tem algum tipo de deficiência. A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) considerou quatro tipos de deficiências: auditiva, visual, física e intelectual. Sendo que a maioria está em período escolar e encontram barreiras para estudar. Dentre os tipos de deficiência pesquisados, a visual é a mais representativa e atinge 3,6% dos brasileiros,

O prof. Antonio Borges e o aluno Deficiente Visual Marcelo Pimentel desenvolveram o software Dosvox.

O DOSVOX é o software para pessoas com deficiência visual que é mais utilizado no Brasil. Ele é totalmente gratuito, executa em computadores muito simples e é distribuído especialmente através da Internet. Estima-se que existam de 80000 pessoas de todas as classes sociais e em todo Brasil que façam uso do Dosvox.

O Dosvox foi criado em 1993 para atender aos alunos cegos da  Universidade Federal do Rio de Janeiro, Desde esta época tem se expandido em suas possibilidades e abrangência. A leitura que o computador faz da tela através de falas sintéticas, qualquer pessoa cega  consegue interagir com ele, usando um conjunto pequeno de teclas de atalho, que proporciona acesso a leitura e escrita, acesso as informações e mídias disseminadas pela Internet, utilização de jogos eletrônicos adaptados, além do controle da vida pessoal através de muitos utilitários de apoio à vida diária.

O Dosvox é um software utilizado por alunos com deficiência visual praticamente em todas as matérias do ensino fundamental, aonde que o aluno através do Dosvox  pode acessar todas as matérias em seu computador assim como os livros didáticos em áudio tendo assim uma autonomia para estudar, assim como todo software também tem suas desvantagens pois o Dosvox não tem uma precisão em aulas de matemática ,química e física .O computador se torna o caderno do aluno aonde que com o software Dosvox tem um pouco mas de autonomia.

Fui ate o Colégio Estadual Do Campo Pedro Américo e entrevistei os alunos Lucas Gabrel que é aluno cego e seu irmão Daniel que é baixa visão .Lucas tem hoje 13 anos e perdeu a visão aos 9 anos em uma cirurgia  mal sucedida ,quando estava na educação infantil o município da cidade lhe concedeu uma auxiliar ,mas quando passou para o sexto ano do ensino fundamental o núcleo de foz disse que ele não teria direito a uma auxiliar .Eis a questão como um aluno que não nasce cego conseguiria se virar sozinho em uma sala de aula com mais de 35 alunos, seu pai vendo a dificuldade frequentou dois anos de aula com seu filho aonde ele copiava tudo em um caderno para seu filho ate que um dia ouviram falar de um software o Dosvox  .

Nesse momento começaram a pesquisar sobre esse app para deficiente visuais aonde aos poucos descobriu como usa-lo  em sala de aula e também em sua vida pessoal pois esse software não permite somente seu uso em sala de aula mas também para sua vida pessoal  já que através do Dosvox pode se acessar  a internet ,e-mail entre outros  sites. Assim Lucas que e cego passou seu conhecimento para seu irmão Daniel que é baixa visão o qual também dependia de terceiros dentro de sala de aula para estudar o qual também conseguiu sua autonomia em sala de aula.


Oque o Dosvox significa para você?

Para mim o Dosvox veio para transformar a minha vida e deixar ela mais acessível já que dependia de outras pessoas para estudar assim posso me virar sozinho estudar como qualquer outro aluno. (Lucas Correa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário