sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Ana e Fabiano

Fabiano Gubert RU: 557159
Ana Leticia Bezen Resende RU: 1750486


Deficientes visuais conseguem viver uma

vida normal


É fato que os deficientes estão sendo muito bem amparados pela tecnologia, e se tratando dos deficientes visuais, o Be My Eyes se tornou uma rede de voluntários que ‘emprestam’ os olhos para os deficientes visuais.

A ideia do aplicativo é que pessoas com deficiência visual sejam conectadas com pessoas que conseguem enxergar para que recebam ajuda em tarefas do dia a dia.

Ao utilizar o aplicativo, o usuário seleciona a opção de deficiente visual ou voluntário. Neste segundo caso, uma notificação chega ao celular sempre que alguém solicitar a ajuda. Caso aceite a chamada, a conexão é estabelecida e o voluntário só precisa descrever tudo o que vê pela tela do celular usando a voz.

Para o deficiente, uma grande ajuda. Para o voluntário, uma forma de colaborar com aqueles que precisam..

Como incentivo, o Be My Eyes concede pontos a quem atende à um chamado, criando uma espécie de ranking.




            Quando imaginamos em inclusão através de tecnologias, BE MT EYES,  é simplesmente perfeito para deficientes visuais, apesar de ainda não ser muito conhecido e de ter usuários, vem passando por frequentes melhorias para facilitar cada vez mais a vida de quem necessita de uma visão amiga.

No Colégio Costa e Silva este aplicativo foi usado como teste em dois alunos com deficiência visual do terceiro ano do ensino médio, na matéria de Matemática, os mesmos solicitavam auxilio dos voluntários, assim que conectados os voluntários através da tela do celular do deficiente, podiam repassar os problemas descritos, identificando fórmulas, números, e situações pelas quais o aluno pudessem entender a matéria como se fosse um aluno normal. O Principal objetivo do aplicativo é repassar ao aluno o que ele realmente necessita de forma mais simplificado possível, para que o mesmo consiga executar tarefas simples sem grandes dificuldades. Duas grandes desvantagens identificadas no aplicativo é que até o momento este não disponha de muitas línguas em seu menu, e está disponível apenas para sistema IOS (apple).

Dessa forma, uma das vantagens do, BE MY EYES, é simplesmente aos poucos deixar que os deficientes visuais não fiquem inteiramente depende das escritas em braile, facilitando ate mesmo a interação social com novas pessoas totalmente desconhecidas até mesmo de outras nacionalidades, que estão simplesmente dispostas a ajudar uma pessoa com dificuldades.





Nenhum comentário:

Postar um comentário