PROFESSOR FAZ USO DE TECNOLOGIA PARA
TORNAR AULAS MAIS PARTICIPATIVAS
A professora Vania Lippert da escola Monteiro Lobato de Céu Azul no Parana, resolveu inovar e tornar as aulas de matematica do ensino medio,mais interativas e cooperativas.
Visando facilitar os processos ensino aprendizagem,com a utilizacao de meios tecnologicos, como o uso dos smartphones, tao populares nos dias de hoje; podendo conter aplicativos como recursos pedagogicos para seu conhecimento e desenvolvimento da sua aprendizagem.
Foi utilizado o aplicativo QR CODE(quick response code), que na tradução para o português seria código de resposta rápida, com a intenção de unir o mundo físico ao virtual, onde os códigos oferecem auxilio a aprendizagem virtual, colaborando com a experiencia.
O QR CODE é uma espécie de código de barra bidimensional,onde pode conter textos,url, numeros de telefones,sms e imagens . Desta maneira, os alunos podem fotografar o QR CODE e ter acesso as informacoes propostas pelo professor.
A atividade consistiu em espalhar e afixar os códigos pelo patio da escola, onde os alunos deveriam se locomover e captar os QR CODE com o uso dos seus Smartphone e depois,tentar resolve-los em seus cadernos , os exercícios propostos.
Tambem foi possível, um aluno deficiente visual de uma turma, ter acesso as informações, pois o mesmo possuía um aparelho de celular que era programado para ele ouvir tudo o que fosse enviado via celular.Assim, a pratica deu ao aluno uma situação de igualdade juntos aos colegas.
Esta experiencia educativa, proporcionou aos alunos, uma forma divertida, dinâmica e saudável de aprender, utilizando seu celular e ocasionando também uma economia de papel para a escola, pois nao necessitou de impressões de material para a elaboração da atividade.Portanto,a maior importância dos QR CODE, nao foi na aplicação especifica , mas as oportunidades de usa-los como dispositivos de entrada em locais de aprendizagem.
Visando facilitar os processos ensino aprendizagem,com a utilizacao de meios tecnologicos, como o uso dos smartphones, tao populares nos dias de hoje; podendo conter aplicativos como recursos pedagogicos para seu conhecimento e desenvolvimento da sua aprendizagem.
Foi utilizado o aplicativo QR CODE(quick response code), que na tradução para o português seria código de resposta rápida, com a intenção de unir o mundo físico ao virtual, onde os códigos oferecem auxilio a aprendizagem virtual, colaborando com a experiencia.
O QR CODE é uma espécie de código de barra bidimensional,onde pode conter textos,url, numeros de telefones,sms e imagens . Desta maneira, os alunos podem fotografar o QR CODE e ter acesso as informacoes propostas pelo professor.
A atividade consistiu em espalhar e afixar os códigos pelo patio da escola, onde os alunos deveriam se locomover e captar os QR CODE com o uso dos seus Smartphone e depois,tentar resolve-los em seus cadernos , os exercícios propostos.
Tambem foi possível, um aluno deficiente visual de uma turma, ter acesso as informações, pois o mesmo possuía um aparelho de celular que era programado para ele ouvir tudo o que fosse enviado via celular.Assim, a pratica deu ao aluno uma situação de igualdade juntos aos colegas.
Esta experiencia educativa, proporcionou aos alunos, uma forma divertida, dinâmica e saudável de aprender, utilizando seu celular e ocasionando também uma economia de papel para a escola, pois nao necessitou de impressões de material para a elaboração da atividade.Portanto,a maior importância dos QR CODE, nao foi na aplicação especifica , mas as oportunidades de usa-los como dispositivos de entrada em locais de aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário