A IMPORTÂNCIA DA
TECNOLOGIA
NA INCLUSÃO ESCOLAR
Fonte:
Playtable.com.br
QUANDO
A TECNOLOGIA ESTÁ LIGADA DIRETAMENTE COM A ESCOLA
A
tecnologia está cada dia mais avançada, em todos os aspectos, e a educação não
poderia ficar de fora, tablet’s já vem sendo usados em varias escolas, para
auxiliar professores e agregar na educação dos alunos, entre outros métodos já
utilizados, auxiliando no avanço de aulas mais dinâmicas. Essas tecnologias dão
avanços na pedagogia do problema e trabalha com questões reais, ajudando a
responder questões muitas vezes que foram deixadas em duvidas. E se tratando de
inclusão digital se torna mais importante ainda, pois alunos com necessidades
especiais conseguem fazer parte da realidade escolar de forma simplificada e
que deixe eles ainda mais próximos dos outros alunos e mais inteirados com o
conteúdo abordado pelo professor.
Sabe-se
das possibilidades de ampliação na educação que a tecnologia tem proporcionado,
pois está ligada diretamente a qualidade de ensino. Essas TICs têm sido muito
úteis para alunos que apresentam distúrbios na comunicação gerados por uma
paralisia cerebral, um acidente, autismo, acidentes mentais, entre outros problemas
que possam ter agravado seu desenvolvimento. Diferentes atividades foram ou
estão sendo desenvolvidas para que se possam agregar esses alunos ao cotidiano
escolar.
Na
escola a inclusão digital é feita de maneira continua, onde todas as matérias do
currículo escolar podem ser utilizadas simultaneamente, proporcionando uma
modalidade interdisciplinar, complementando conteúdos e relacionando alunos com
necessidades e os que não os possuem, trabalhando de maneira arbitrária, onde
eles possam se ajudar nas duvidas aparentes durante as aulas. A escola
proporcionou mesas digitais conhecida como PlayTable, com jogos e aplicativos
projetados por professores especializados juntos com artistas alinhados com a
ludopedagogia, essa mesa proporciona que os alunos brincando aprendam de
maneira que estimulem seu desenvolvimento dentro da sua própria visão.
Essa
mesa é utilizada para crianças a partir de 3 anos de idade, e desenvolve suas
habilidades de coordenação motora e cognitivas, pode ser utilizada por crianças
que possuem necessidades motoras e psíquicas, possuem assuntos específicos
desenvolvendo raciocínio lógico, memorização, a atenção, paciência e criatividades
a resolução de problemas, as linguagens de expressão e a coordenação
motora, tudo isso fundamentado na Diretrizes e Bases do MEC. A PlayTable possui
tecnologia infrared, que é uma tecnologia que permite a criança usar o material
por toque humano, e objetos como metal, plástico, luvas entre outros, e para
deixar ainda mais interessante o seu uso possui jogos que podem ser utilizados
por todos pois contem níveis fácil, normal e avançado.
A escola
precisou de um espaço próprio para utilizar a mesa, e para poder utiliza-la o
professor precisa se deslocar de sua sala de aula e ir ate a sala especifica,
gerando atraso na aula, porem os alunos ficaram mais interessados pelos
conteúdos, aumentando sua capacitação, estimulou a leituras e desenvolvimentos
matemáticos, alem da interação com os alunos com necessidades especiais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário