segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Ketlin

Ketlin Zanoni RU: 1607750



A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA 
NA INCLUSÃO ESCOLAR


Fonte: Playtable.com.br

QUANDO A TECNOLOGIA ESTÁ LIGADA DIRETAMENTE COM A ESCOLA

A tecnologia está cada dia mais avançada, em todos os aspectos, e a educação não poderia ficar de fora, tablet’s já vem sendo usados em varias escolas, para auxiliar professores e agregar na educação dos alunos, entre outros métodos já utilizados, auxiliando no avanço de aulas mais dinâmicas. Essas tecnologias dão avanços na pedagogia do problema e trabalha com questões reais, ajudando a responder questões muitas vezes que foram deixadas em duvidas. E se tratando de inclusão digital se torna mais importante ainda, pois alunos com necessidades especiais conseguem fazer parte da realidade escolar de forma simplificada e que deixe eles ainda mais próximos dos outros alunos e mais inteirados com o conteúdo abordado pelo professor.

Sabe-se das possibilidades de ampliação na educação que a tecnologia tem proporcionado, pois está ligada diretamente a qualidade de ensino. Essas TICs têm sido muito úteis para alunos que apresentam distúrbios na comunicação gerados por uma paralisia cerebral, um acidente, autismo, acidentes mentais, entre outros problemas que possam ter agravado seu desenvolvimento. Diferentes atividades foram ou estão sendo desenvolvidas para que se possam agregar esses alunos ao cotidiano escolar.

Na escola a inclusão digital é feita de maneira continua, onde todas as matérias do currículo escolar podem ser utilizadas simultaneamente, proporcionando uma modalidade interdisciplinar, complementando conteúdos e relacionando alunos com necessidades e os que não os possuem, trabalhando de maneira arbitrária, onde eles possam se ajudar nas duvidas aparentes durante as aulas. A escola proporcionou mesas digitais conhecida como PlayTable, com jogos e aplicativos projetados por professores especializados juntos com artistas alinhados com a ludopedagogia, essa mesa proporciona que os alunos brincando aprendam de maneira que estimulem seu desenvolvimento dentro da sua própria visão.




Essa mesa é utilizada para crianças a partir de 3 anos de idade, e desenvolve suas habilidades de coordenação motora e cognitivas, pode ser utilizada por crianças que possuem necessidades motoras e psíquicas, possuem assuntos específicos desenvolvendo raciocínio lógico, memorização, a atenção, paciência e criatividades a resolução de problemas, as linguagens de expressão e a coordenação motora, tudo isso fundamentado na Diretrizes e Bases do MEC. A PlayTable possui tecnologia infrared, que é uma tecnologia que permite a criança usar o material por toque humano, e objetos como metal, plástico, luvas entre outros, e para deixar ainda mais interessante o seu uso possui jogos que podem ser utilizados por todos pois contem níveis fácil, normal e avançado.

A escola precisou de um espaço próprio para utilizar a mesa, e para poder utiliza-la o professor precisa se deslocar de sua sala de aula e ir ate a sala especifica, gerando atraso na aula, porem os alunos ficaram mais interessados pelos conteúdos, aumentando sua capacitação, estimulou a leituras e desenvolvimentos matemáticos, alem da interação com os alunos com necessidades especiais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário