terça-feira, 22 de agosto de 2017

Daiana e Janaína

Daiane Michele Rodrigues Pereira RU:1752007
Janaína dos Santos Cruz RU: 1950224

NOVA FORMA DE VER A VIDA

Fonte: http://blogiad.blogspot.com.br/


Uma Professora que trabalha a mais de 20 anos na área da educação fez um avanço com o uso da tecnologia e deu um passo muito significativo na era da inclusão nas escolas. Trata-se de Cristiane, tem amor pelo seu trabalho e pelos alunos que tem contato todos os dias, principalmente pelos “especiais” aqueles com deficiência, pois trabalhou durante muito tempo em uma APAE. Durante o período que trabalhou com deficientes sempre percebeu que necessitava dar um pouco mais de si, achava que havia algo que faltava para oferecer a seus alunos. Foi quando ela começou a se mobilizar pela causa e iniciou um belo projeto voltado para essa área de inclusão. Não imaginava que iria ter tanto apoio das pessoas, mais se enganou, pois foi tomando tal proporção, que seu projeto alcançou a várias pessoas que aderiram como voluntários, como estudantes de todas as faculdades da sua região, os pais dos alunos matriculados em sua escola, e até mesmo a população que participa da escola da família aos finais de semana. Está incluindo a todos os portadores de deficiência visual a ter uma nova forma de ver o mundo. 

Depois de ter participado de congressos importantes e ter várias notícias do seu projeto publicados em rádios, jornais e televisão, recentemente o Professor Amnon Shashua da Universidade Hebraica de Jerusalém se interessou pela causa de Cristiane e a convidou-a conhecer o dispositivo que desenvolveu chamado ORCAM. Toda essa ação vem sendo prestigiada por muitas escolas e teve repercussão internacional trazendo grandes benefícios, pois conseguiu comprar um terreno e construiu uma nova escola de inclusão aos deficientes com baixa visão. Os resultados tem sido muito relevantes com aproximadamente 90% do rendimento das crianças que estão envolvidas. Isso deixa mais gratificante a execução do nosso trabalho, diz Cristiane.

A ORCAM é um dispositivo desenvolvido pelos israelitas, trata-se de um óculos comum acoplado com uma câmera e um alto falante em uma de suas hastes, e é capaz de transformar as informações em áudio, contendo um controle parecido com um mini computador portátil, basta apenas apontar.
O recurso é multidisciplinar, auxilia os alunos de 07 a 11 anos, mais abrange também seus pais, se no caso também possuir a baixa visão. Essa tecnologia ajuda então a cadastrar e reconhecer rostos e vai além, algo que é imprescindível para o conhecimento dentro e fora de sala de aula, que é claro a leitura, sendo de livros, jornais, revistas, placas e etc. 

O projeto vem recebendo mais e mais reconhecimento e doações de vários lugares do mundo, tem conseguido presentear os deficientes visuais e também manter a ORCAM em sala para a área de participantes e voluntários. A Professora está muito feliz e realizada com o seu trabalho, não só como profissional da educação, mas como ser humano que é, ao ver o sorriso e a gratidão no rostinho de cada pai e mãe e de cada criança que adquire o benefício de poder ver o mundo de uma nova forma colorida e não mais preta e branca. Esta ação atingiu os seus objetivos, pois chamou a atenção da sociedade, e conseguiu implantar a educação a que todos temos direito rompendo as barreiras. Claro que como tudo na vida, existe sim seu lado negativo que é a incessante luta por mais e mais doações, pois a tecnologia tem um preço alto e não se torna acessível para pessoas muito pobres que estejam fora desse projeto, mas contudo, não há preço que pague o valor de tal felicidade. Viva o conhecimento, Viva a inclusão!!. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário