Larissa de Carvalho Lutz – 1779893
Marcela Cristina Barbosa Back – 1742502
Michelli Maurina Ceolin – 1676925
MiniMatecaVox, um olhar inclusivo
para a Matemática
Fonte:
https://cevapblumenau.files.wordpress.com/2014/09/matematica-deficientes-visuais-software.jpg?w=620
Henderson Tavares de
Souza, aluno de mestrado da Unicamp localizada em Campinas - São Paulo, foi o
criador do software MiniMatecaVox, desenvolvido no ano de 2014, ele
funciona através do comando da voz em atividades de 20 aulas com 15 exercícios
cada, na disciplina de Matemática, como: soma, divisão, subtração e resolução
de problemas. Esse aplicativo foi criado pensando na inclusão da disciplina de
matemática na área da educação para educandos com deficiência visual. É uma
ferramenta de grande potência para o aprendizado dos educandos.
Percebendo a dificuldade de trabalhar a disciplina de
matemática no 1º e 2º ano do ensino fundamental I, com alunos na faixa etária
de 6 a 8 anos que possui a deficiência visual, a professora Marcela fez o uso
desse aplicativo.
Obteve êxito em suas aulas, pois tornou o aprendizado da
matemática mais eficiente, prazeroso e motivador, despertando o interesse nos
alunos e os incluindo desde cedo no mundo digital.
Há inúmeras vantagens que podemos citar, entre elas estão,
o desenvolvimento da aprendizagem de forma lúdica, um melhor rendimento e
aproveitamento nos conteúdos, auxilia o professor no processo da avaliação, e,
inclui o aluno de maneira concreta e não apenas um ser ouvinte.
Esse aplicativo enfrenta barreiras que os deixa em
desvantagem, pois é pouco divulgado e utilizado por profissionais qualificados
nessa área da educação, além de ser uma ferramenta que precisa de materiais disponíveis
na escola para sua instalação, como, computadores e notbooks, e também por
falta de incentivo dos familiares que convivem com essa limitação diariamente e
não conhecem aplicativos que poderiam auxiliar no seu convívio com o deficiente
visual.
“Nunca vi nada no mercado. Foi um grão de areia o que
consegui desenvolver em dois anos e meio. Pretendo continuar o projeto em um
doutorado” Henderson Tavares de Souza.
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