sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Eliza Caroline Maristela Lindair

Eliza Cristina de Wallau     RU 1801063
Caroline Carniel do Nascimento    RU 1741435
Maristela Daghetti    RU 1805532
Lindair Pistilhi    RU 1810020

ABC AUTISMO

Com quase 100.000 mil downloads até o momento, o aplicativo ABC AUTISMO auxília desde 2012 crianças e adolescentes com dificuldade de aprendizagem.


                                          Fonte:Fonte: AMA-AL (Associação dos amigos autistas)

Instituto Federal de Alagoas e a AMA-AL (Associação dos amigos autistas), desenvolveram o aplicativo ABC AUTISMO, que contribui com a alfabetização e desenvolvimento de crianças e adolescentes autistas.

O autismo é um distúrbio neurológico que afeta uma a cada 68 crianças, a criança autista tem dificuldade de relacionamento com outras pessoas, isolamento, manifestam movimentos repetitivos e algumas apresentam dificuldade de alfabetização pela baixa concentração.

E foi pensando nisso que Ezequiel Batista, Wellison Souza e Marcos Reis, liderados pela Prof. Dr. Mônica Ximenes criaram o aplicativo ABC AUTISMO.


Ele funciona com 4 níveis de dificuldade, do primeiro ao terceiro, trabalha-se a coordenação motora da criança, como transposição de objetos e discriminação de elementos, o quarto e último nível é composto por atividades alfabetizadoras, voltada para as letras, conhecendo as vogais, as sequências de números e formação de palavras ajudando e muito, tanto as crianças, como seus professores, na matéria da língua portuguesa. O aplicativo é dinâmico, divertido, colorido, exatamente para chamar a atenção das crianças.


O objetivo é dar apoio no desenvolvimento da criança e tornando-os mais independentes e
auxiliando no seu intelecto e na sua qualidade de vida, usando técnicas pedagógicas.
A professora Mônica, além de idealizadora do projeto, é presidente e fundadora do AMA-AL e mãe do Hugo, que tem autismo, na associação os pais avaliam o aplicativo e dão seu depoimento de como os filhos aceitaram ou não o ABC AUTISMO.


O AMA também conversa com os profissionais para saber como eles estão avaliando a ferramenta como auxílio no processo educativo. Muitas crianças já tinham o estímulo pelos aparelhos eletrônicos, e viram no ABC AUTISMO uma forma de aliar diversão e tecnologia para o desenvolvimento cognitivo.


O aplicativo ajuda cada criança em seu nível de aprendizagem na língua portuguesa e é uma ótima ferramenta tecnológica para auxiliar no desenvolvimento de habilidades de leitura, escrita e concentração, também pode proporcionar uma economia de tempo na elaboração e confecção de materiais e atividades por parte dos profissionais de educação, no entanto, um ponto negativo é a acessibilidade de alunos que possuem uma renda baixa, e não tem condições financeiras para aquisição dos aparelhos smartfones e tablets, porém uma parceria do governo e escola poderia ajudar na aquisição dessas ferramentas, que ficariam disponíveis para todos na instituição escolar.



A professora e seus alunos não estão parando por aí, projetos em andamento buscam melhorar o aplicativo e criar ferramentas que trabalhem contextos específicos do dia a dia do autista, existem outras versões que em breve estarão disponíveis, são eles: ABC AUTISMO FRUTAS e o ABC AUTISMO MEIOS DE TRANSPORTES, esses estão em fase de finalização.


Esse aplicativo é gratuito e está disponível à todos no Google Play para celulares e tablets.


Um comentário: