sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Luana

Luana Priscila Gemelli Rabsch     RU: 1387623





USO DE APLICATIVO PREMIADO PELA ONU 
PARA ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS BENEFICIA MAIS DE 10 MIL USUÁRIOS


Fonte: http://awards.ixda.org/entry/2014/livox-alternative-communication-app/

Um aplicativo criado por um analista de sistemas pernambucano chamado Carlos Pereira, tem tornado a vida de muitos estudantes com várias deficiências, muito mais fácil e prática. 

Este aplicativo que ajuda pessoas com deficiência a se comunicarem, se chama Livox e já foi traduzido para 30 idiomas.Carlos criou o aplicativo para ajudar a filha, Clara, que tem paralisia cerebral, a se comunicar. O Livox já ganhou o prêmio de melhor aplicativo de inclusão do mundo, pela Organização das Nações Unidades; de inovação tecnológica, do Banco Interamericano de Desenvolvimento; e foi o primeiro lugar na Copa do Mundo de Tecnologia do Vale do Silício.

O Livox foi utilizado na cidade de Foz do Iguaçu, como cidade piloto no Paraná, na escola de ensino fundamental Pedro Américo, no Jardim das Luzes, lá estudam 27 alunos com deficiências motora, visual e cognitiva. A escola adquiriu os tabletes com o aplicativo já instalado e prontos para o uso, o investimento total foi de 36 mil reais, um valor alto, mas que com certeza auxiliará e muito no processo pedagógico e social dessas crianças.

No corpo de ensino, manuseio e cooperação com os alunos está uma equipe que conta com uma psicopedagoga, uma terapeuta ocupacional, duas fonoaudiólogas e demais professores. Eles precisam deste atendimento diferenciando no princípio, pois como muitos têm dificuldades para aprendizagem, essa equipe multiprofissional auxilia contato inicial.

Os resultados têm sido positivos, como aponta a psicopedagoga que vem monitorando o crescimento e o desenvolvimento da aprendizagem. Um exemplo disso, é o aluno Makiel Schümitz, que tem paralisia cerebral, não é alfabetizado, porém consegue utilizar o celular e tablet, e usa o Livox para se comunicar. A família de Makiel, confirma que ele ficou muito mais atencioso, se comunica bastante e vê no aplicativo uma forma de expressividade que traduz os anseios das crianças que muitas vezes não eram entendidos.

O programa é simples, e vem com várias imagens de bonequinhos, onde a criança se identifica com a situação, por exemplo, que está com fome, ou quer ir ao banheiro e pressiona sobre a tela, gerando a comunicação.

Fonte: http://www.fernandazago.com.br/2012/04/conheca-o-livox-sistema-de-comunicacao.html



Um comentário: