Luziana Almeida RU 1121559
APLICATIVO ABC PALAVRAS TRANSFORMA
ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN
http://maesamigas.com.br/weloly/wp-content/uploads/2014/03/capa-sindrome-de-down.png
A sociedade de maneira geral deve preparar os
seus espaços para inclusão das pessoas com necessidades especiais dentro das
suas especificidades. A escola como instituição histórica que visa o
desenvolvimento do ser humano em suas potencialidades tem que estar preparada
para estabelecer uma relação de respeito e educação aos alunos especiais.
A Secretaria de Educação do
município de Medianeira em parceria com a Escola Municipal Machado de Assis do
ensino fundamental, buscou ferramentas tecnológicas digitais assistidas em que
pudesse facilitar o processo de alfabetização dos alunos M..de 7 anos e J..de 8
anos portadores da Síndrome de Dow que frequentam o 20ano ensino
fundamental.
No caso da criança Down, todo o trabalho
cerebral se processa mais lentamente. A atenção é menor, ou seja, não se
concentra o tempo suficiente para guardar as ordens dadas. Há uma fadiga muito
rápida e com o cansaço, a energia necessária para manter a concentração,
desaparece. Existe uma grande dificuldade para atividades mais prolongadas, já
que precisam enfrentar suas dificuldades de atenção, concentração e
memorização. Com o uso de tecnologias e aplicativos, entretanto, a educação
pode tornar-se mais acessível a essas pessoas, pois costumam ser dinâmicas e
interativas.
O processo de inclusão é
garantido por lei, pois os avanços tecnológicos têm contribuído para que esta
realidade se concretize. O aplicativo ABC Palavras, está sendo usado no
processo de alfabetização dos dois alunos com Síndrome de Dow, este app para
iPhone e iPad é ideal para crianças que estão em fase de alfabetização. Ele
apresenta uma imagem e as letras que formam o seu nome, embaralhadas maiúscula
e minúscula, com cores de vogais e consoantes diferenciadas, contém 62 palavras diferentes com gráficos super bonitos A
criança deve levar cada letra ao seu local, podendo ser auxiliada por uma marca
d’água que indica a posição correta de cada letra. O aplicativo estimula a
atenção e a concentração e auxilia na compreensão do som das letras e do nome
do objeto, pois esse som é emitido assim que a palavra é completada.
http://www.technolio.com/wp-content/uploads/app-abc-words-en1.png
A professora comemora
os resultados que o aplicativo já rendeu em 6 meses de uso, e já tem um desafio lançado para seus alunos, ela desliga a opção de marca
d'água presente no aplicativo, assim os alunos tem a oportunidade de aprender a
formar uma palavra sozinho.
O processo de inclusão não pode ser visto como
um problema, mas sim como um desafio, que possa ser transformado em etapas de
aprendizagem e desenvolvimento onde o impossível possa ser possível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário