quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Luziana

Luziana  Almeida RU 1121559

APLICATIVO ABC PALAVRAS TRANSFORMA 

ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN


http://maesamigas.com.br/weloly/wp-content/uploads/2014/03/capa-sindrome-de-down.png

 A sociedade de maneira geral deve preparar os seus espaços para inclusão das pessoas com necessidades especiais dentro das suas especificidades. A escola como instituição histórica que visa o desenvolvimento do ser humano em suas potencialidades tem que estar preparada para estabelecer uma relação de respeito e educação aos alunos especiais.
                    A Secretaria de Educação do município de Medianeira em parceria com a Escola Municipal Machado de Assis do ensino fundamental, buscou ferramentas tecnológicas digitais assistidas em que pudesse facilitar o processo de alfabetização dos alunos M..de 7 anos e J..de 8 anos portadores da Síndrome de Dow que frequentam o 20ano ensino fundamental.
                     No caso da criança Down, todo o trabalho cerebral se processa mais lentamente. A atenção é menor, ou seja, não se concentra o tempo suficiente para guardar as ordens dadas. Há uma fadiga muito rápida e com o cansaço, a energia necessária para manter a concentração, desaparece. Existe uma grande dificuldade para atividades mais prolongadas, já que precisam enfrentar suas dificuldades de atenção, concentração e memorização. Com o uso de tecnologias e aplicativos, entretanto, a educação pode tornar-se mais acessível a essas pessoas, pois costumam ser dinâmicas e interativas.
                    O processo de inclusão é garantido por lei, pois os avanços tecnológicos têm contribuído para que esta realidade se concretize. O aplicativo ABC Palavras, está sendo usado no processo de alfabetização dos dois alunos com Síndrome de Dow, este app para iPhone e iPad é ideal para crianças que estão em fase de alfabetização. Ele apresenta uma imagem e as letras que formam o seu nome, embaralhadas maiúscula e minúscula, com cores de vogais e consoantes diferenciadas, contém 62 palavras diferentes com gráficos super bonitos A criança deve levar cada letra ao seu local, podendo ser auxiliada por uma marca d’água que indica a posição correta de cada letra. O aplicativo estimula a atenção e a concentração e auxilia na compreensão do som das letras e do nome do objeto, pois esse som é emitido assim que a palavra é completada.

http://www.technolio.com/wp-content/uploads/app-abc-words-en1.png

A professora comemora os resultados que o aplicativo já rendeu em 6 meses de uso, e já tem um desafio lançado para seus alunos, ela desliga a opção de marca d'água presente no aplicativo, assim os alunos tem a oportunidade de aprender a formar uma palavra sozinho.
                     O processo de inclusão não pode ser visto como um problema, mas sim como um desafio, que  possa ser transformado em etapas de aprendizagem e desenvolvimento onde o impossível possa ser possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário