Jacinta Da Graça Berti – RU 1244820
TECNOLOGIAS E INCLUSÃO:
JUNTAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS AUTISTAS
JUNTAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS AUTISTAS
Professores do Colégio Estadual Cecília Meireles do
Município de Medianeira-PR encontraram no tablet um facilitador para o processo de
aprendizagem da criança autista.
Como o tablet é um
dispositivo prático, a equipe de professores selecionou programas educativos
que assegurassem o conhecimento pedagógico de acordo com a faixa etária da
criança e o conteúdo trabalhado na turma. Com isso, as atividades passaram a
ser mais significativas, atraentes e motivadoras para avanços na aprendizagem,
considerando que os autistas tem a visão e o tato bastante sensíveis e estando
em ambientes barulhentos assuntam-se facilmente.
Segundo
Mateus Germano - professor de Matemática- o equipamento passa a ser um recurso
importante, uma vez que se aproveita um conhecimento que o aluno já traz de
casa para a escola, destacando que essa tecnologia representa apenas uma
ferramenta que facilita a aquisição dos
conhecimentos.
Um
dos aplicativos gratuitos e de fácil acesso sugeridos pelo professor é o ABC
Autismo. Nele há varias várias atividades para o 6º
ano de aritmética (adição, subtração, divisão e multiplicação), equações com o
objetivo de encontrar o número desconhecido e máximo e mínimo, o que é mais e o
que é menos.
O
professor destacou também que, neste ano, foram inúmeras as pesquisas para que
os aplicativos encontrados nos tablets fossem adequados ao programa de ensino e
que atendessem às possibilidades do aluno.
Vale
lembrar outro ponto importante: muitos dos aplicativos são de livre acesso,
além da facilidade de desenvolver atividades com gravuras, fotografias,
quebra-cabeça, vídeos e muitos jogos.
A coordenadora do projeto
professora Olga Maria de Brytt afirmou que todas as crianças da turma tiveram a
oportunidade também de participar do projeto. Constatou-se com essa prática,
uma maior interação da turma e o aluno especial.
O mais importante: a criança
com autismo é um sujeito e a escola é responsável para construir, juntamente
com a família, a sua sociabilidade e que a inclusão é “um conjunto de meios e
ações” e que deveria ser tratada com maior responsabilidade por parte dos profissionais da educação,
responsáveis pelos órgãos públicos e pela sociedade.
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