quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Ilka

Ilka Erondina de Moura RU: 1954719


ESCOLA UTILIZA FERRAMENTA INCLUSIVA PARA DEFICIENTES VISUAIS

Aplicativo chamado Blind Tool disponível para Android no GooglePlay, está sendo utilizado em sala de aula Em Medianeira – PR, ajudando alunos deficientes visuais a “enxergarem” e reconhecerem objetos que estão a sua volta.


Uma escola pública, localizada na cidade de Medianeira, oeste do Paraná, está utilizando a tecnologia como meio de aprendizagem e independência para os alunos deficientes visuais.

Se trata de um aplicativo gratuito, disponível para dispositivos Android, criado pelo cientista da computação Joseph Cohen, pesquisador da Universidade de Massachusetts. O aplicativo é uma ótima ferramenta para reconhecimento de objetos que estão em sua volta, podendo ser utilizado em inúmeros ambientes para todas as faixas etárias.

Maria dos Santos, professora de Língua Portuguesa na Escola Saber, nos conta que os seus alunos que tem idade entre 6 à 8 anos, estão empolgados, com mais interesse e vontade de aprender e mais independentes. O aplicativo auxilia no processo da linguagem (fala), ajudando na pronúncia dos objetos que estão à sua volta, bem como em seu reconhecimento.

O aplicativo está disponível para download no GooglePlay e pode ser baixado nos aparelhos celulares Android de graça, por todos que desejam.

O aplicativo funciona reconhecendo objetos, o usuário deve apontar  o celular, com a câmera ligada em sua volta, quando o celular reconhece algum objeto reconhecível, ele vibra e verbaliza o objeto que encontrou. O sistema do aplicativo funciona de forma tridimensional, onde há uma rede neural, que relaciona o que está diante da câmera com imagens armazenadas no banco de dados, conforme as imagens à seguir:

 
O sistema ainda está em fase beta (teste) e está sujeito a erros, porém a chance de falhas diminui, pois ele é programado para descrever o objeto se apenas houver 30% de acerto.


Por meio do celular e do aplicativo, os alunos poderão identificar objetos, frutas e ouvi-los, auxiliando na aprendizagem, pois ao escutar os alunos são estimulados na fala, bem como na independência e localização dos objetos que desejam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário