sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Juliane

Juliane Debastiani – RU 455897

A TECNOLOGIA À SERVIÇO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA


Fonte: http://tecnologianapedagia.blogspot.com.br/2016/03/



A Profª de Educação Infantil, Helena dos Anjos, do Centro de Educação Infantil Pequenos Exploradores no município de Medianeira no Paraná, desenvolveu um projeto a partir do uso de tecnologias e recursos audiovisuais para atender crianças com Deficiência Intelectual (DI) durante o primeiro semestre do ano de 2017.

Percebendo a dificuldade de interação e participação das crianças nas atividades em sala de aula do Pré-escolar II, a Professora Helena resolveu fazer uso de recursos tecnológicos como o tablet e os computadores disponíveis no Centro de Educação Infantil para estimular a interação entre as crianças com um grau acentuado de DI.

Percebendo a necessidade de inovar a cada manhã, ao acordar e descobrir que temos o privilégio de ter mais uma chance de trabalhar e ajudar pessoas especiais, fez com que a professora fosse em busca de novos recursos e metodologias para melhor atender as crianças de sua turma. O grande desafio foi buscar a integração entre teoria e prática associando os conteúdos a serem explorados em sala de aula e as tecnologias disponíveis.

A professora relata que “Para quem lida com educação especial e inclusiva, são infinitas as possibilidades, basta uma busca pelos sites e blogs disponíveis na internet para conhecer o vasto mundo de possibilidades e técnicas de ensino para estes alunos.” Sendo assim, Helena selecionou jogos interativos que buscam estimular a alfabetização da criança por meio de atividades lúdicas e virtuais. Ao baixar programas e utilizar os tablets em suas aulas, percebeu a melhora na participação dos alunos e o estímulo à busca pelo conhecimento.
Recursos audiovisuais, imagens, jogos interativos, brincadeiras que estimulam a integração entre as crianças são metodologias que podem facilmente ser anexadas às aulas e assumirem um papel definitivo na formação da criança desde que professores, escolas, pais e alunos estejam ligados ao processo ensino-aprendizagem e o pleno desenvolvimento intelectual dentro das limitações de cada um.
Muitos relatos como o da Professora Helena, permitem perceber avanços significativos com alunos de Educação Especial a partir de um novo olhar, muitas vezes a recursos de fácil acesso e disponíveis nas diversas escolas brasileiras, basta o professor estar aberto às mudanças e em busca do melhor para o seu aluno.
Para tanto, conhecer e pesquisar são palavras chaves nessa caminhada para o conhecimento e desenvolvimento dos alunos com necessidades educativas especiais. No link ao lado é possível perceber como os recursos tecnológicos podem ser uma ferramenta de ensino ao professor que busca integrar e interagir com todos os alunos de suas turmas: https://youtu.be/nIxPP-253mU

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