terça-feira, 22 de agosto de 2017

Jéssica Caroline

Jéssica Caroline Ávila Ru: 1733100


UM NOVO APLICATIVO PARA DISLEXIA

A Dislexia do desenvolvimento é considerada um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica, caracterizada por dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração. Essas dificuldades normalmente resultam de um déficit no componente fonológico da linguagem e são inesperadas em relação à idade e outras habilidades cognitivas. (Definição adotada pela IDA – International Dyslexia Association, em 2002.



       A professora Danieli da escola Ulysses Guimarães criou um aplicativo para seus alunos com dislexia chamados ‘’aramumo’’para suas aulas de português, nesse jogo o usuário escuta uma série de palavras e precisa arrastar bolhas flutuantes contendo sílabas para seus lugares corretos de forma que correspondem as palavras ouvidas. O objetivo deste jogo consiste em a criança a acertar o maior número de palavras corretas, pois a cada acerto a professora Danieli da um ponto sendo assim essa seria a prova para as crianças com dislexia.
   As vantagens desse aplicativo é que poderá ser acessado a qualquer hora e qualquer lugar, e suas desvantagens é que alunos com dislexia não tem cura e por isso sempre terão dificuldades na leitura e escrita e assim tendo que usar o aplicativo para sempre.
     No Brasil ,cerca de 40% das crianças em séries iniciais de alfabetização apresentam dificuldades escolares e, em países mais desenvolvidos, a porcentagem diminui 20%em relação ao número total de crianças também em séries iniciais.
   As dislexias podem ser divididas em dois tipos: central e periférica, na central ocorre o comprometimento do processamento linguístico dos estímulos, ou seja, na alterações no processo de conversão da ortografia para fonologia. Na segunda ocorre, o comprometimento do sistema de análise vísuo-perceptiva para leitura, havendo prejuízos na compreensão do material lido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário